Notícias

SAIBA MAIS...




AVANÇO NO TESTE PARA DETECÇÃO DE CÂNCER DE PRÓSTATA (Publicado em 07/03/2014, por Everton Bonturim)
Método para detecção de PSA promete revolucionar o campo de estudos e diagnóstico de câncer de próstata em um estágio muito pouco evoluído, o que amplia as possibilidades de tratamento e melhora significativa antes da evolução da doença.

Há uma grande quantidade de potenciais biomarcadores de câncer de próstata sendo avaliados. Todos têm como objetivo melhorar a sensibilidade e especificidade do seu antígeno específico, o PSA. A proteína EN2 foi recentemente indicada pelo grupo de pesquisas em oncologia médica da University of Surrey como um agente de expressão de melhor sensibilidade e especificidade ao PSA.
O método de detecção utilizando EN2 é um teste ELISA simples e não depende de outros parâmetros, ao contrário de todos os outros biomarcadores em estudo na comunidade científica. Até o momento, nenhum marcador correlaciona-se com a quantidade de PSA presente no câncer - este estudo estudo mostra esta correlação positiva com EN2 em homens submetidos à prostatectomia.
A utilidade potencial desta pesquisa é que, ao saber que o nível de EN2 corresponde à quantidade de entidades presentes no câncer, irrelevante ao grau do tumor e número de focos, podemos definir um nível correspondente a EN2 pequenos, que pode então, passar a ser acompanhado e tratado o quanto antes. Os estudos da equipe ainda avaliam se os níveis de EN2 na urina podem indicar uma significativa correlação a uma possível propensão ao câncer ou não.

Para saber mais, acesse: http://www.surrey.ac.uk/microbial/Research/cancer/index.htm