Estrutura eletrônica e geométrica de materiais

Estrutura eletrônica e geométrica de materiais por espectroscopia de absorção de raios X: análise da região XANES



ACESSE AS APRESENTAÇÕES AQUI
Parte 1 - Introdução
Parte 2 - XAS

Espectroscopia de absorção de raios X (XAS) é uma poderosa técnica experimental para investigar a estrutura local de materiais. Uma das vantagens de XAS é a especificidade ao elemento químico, o que possibilita o estudo de diferentes espécies atômicas num ambiente heterometálico. Além disso, pode ser implementada em qualquer estado da matéria, sólido, líquido ou gasoso. A combinação de XAS e cálculos teóricos oferece a possibilidade de se obter diversas propriedades eletrônicas, e.g., estado de oxidação, estado de spin; e propriedades geométricas, e.g., simetria, número de coordenação, comprimento de ligações químicas, etc. Neste seminário irei introduzir a técnica de absorção de raios X e alguns exemplos de aplicações em problemas de bioquímica e físico-química.


O seminário será divido em duas etapas, primeiramente serão abordados os aspectos introdutórios da técnica de espectroscopia de absorção de raios X e em sequência, os aspectos mais teóricos da análise dos dados obtidos e as principais informações que podem ser obtidas pela região XANES do espectro.

Tópicos a serem abordados



1ª Parte:
Introdução
- História dos raios X
- Espectro eletromagnético
- Técnicas de caracterização de materiais usando raios X
- Radiação síncrotron


2ª Parte:
X-ray Absorption Spectroscopy
- Efeito fotoelétrico
- Processo de absorção de raios X pela matéria
- Transições eletrônicas
- Diferentes regimes do espectro XAS: XANES e EXAFS
- Espalhamento de raios X
- Estrutura geométrica: região EXAFS 
- Estrutura eletrônica: região XANES
- O estado-da-arte 1: densidade de estados eletrônicos (multiple scattering)
- O estado-da-arte 2: orbitais moleculares (TDDFT)


Dr. Frederico Alves Lima (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - LNLS)
Possui graduação em Física - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Física pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (2011). Obteve seu primeiro Pós-Doutorado pelo Max-Planck-Institut für Chemische Energiekonversion e posteriormente no Max Planck Institut für Bioanorganische Chemie. Atualmente é pesquisador do CNPEM, lotado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - LNLS, tem experiência nas áreas de Física e Química Bio-inorgânica, com ênfase em espectroscopias de absorção e emissão de raios X (XAS e XES), XAS com alta resolução em energia (HERFD-XAS), espectroscopias de absorção de raios X ultrarrápida e cristalografia de raios X. Atua principalmente nos seguintes temas: cristalografia, transições de fase, espectroscopia de raios X e fenômenos ultrarrápidos.


- INSCRIÇÕES
Para participar do evento, envie um e-mail com seu NOME COMPLETO para o endereço lucascvr@iq.usp.br

Será emitido certificado de participação.


ORGANIZAÇÃO

Prof. Hermi Brito (IQ-USP)
Profa. Maria Claudia Felinto (IPEN)
Everton Bonturim (IPEN)
Lucas C. V. Rodrigues (IQ-USP)